Categories: Notícias

Produção na região amazônica sofre com a estiagem

A atividade de pesca na região amazônica contabiliza os prejuízos por conta da estiagem. O baixo nível dos rios tem comprometido não apenas a atividade pesqueira, mas também o abastecimento de água na zona rural e a saúde da população. De acordo com o presidente da Associação de Pescadores de Anori, Raimundo Braga, a produção do município foi reduzida consideravelmente e a população sofre com a falta de água potável. “A produção pesqueira do nosso município, que antes registrava dez toneladas por mês, tem alcançado hoje apenas uma tonelada.

Além disso, a população da zona rural tem feito uso de água insalubre, o que tem favorecido o aparecimento de doenças causadas pela falta de tratamento na água”, destaca. O município de Benjamin Constant (localizado no Alto Solimões, região Sudoeste do Amazonas) registra prejuízos não apenas no setor da pesca, mas nas atividades econômicas que dependem de embarcações. Segundo o representante da colônia de pescadores de Benjamin Constant, João Vieira Falcão, o comércio local está parado. “O município de Benjamin Constant tem sofrido com falta daqueles recursos que para chegar à região necessitam de uma embarcação.

O comércio está parado. Infelizmente é um problema que atingiu os pescadores e a população como um todo.” Segundo dados da Defesa Civil, 37 municípios decretaram situação de emergência. A cidade de São Paulo de Olivença chegou a decretar estado de calamidade pública. A assistência aos municípios onde não é possível fazer uso da embarcação tem sido realizada por meio de aviões e helicópteros. A população assistida recebe cestas básicas, kits de higiene pessoal e de remédios. Até o momento, 21 municípios receberam ajuda humanitária.

Fonte: Agência Brasil

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago