Produção e qualidade de leite foi tema de curso em Araçuaí

Ministrado pelo médico veterinário e instrutor Manoel Cândido da Silva, o Curso de Bovinocultura de Leite do Senar Minas certificou 12 homens, entre produtores e trabalhadores rurais, no Vale do Jequitinhonha. O treinamento contou com a parceria do Sindicato dos Produtores Rurais de Araçuaí.
O objetivo geral do curso foi ensinar as técnicas rotineiras para produção e qualidade do leite, como manutenção e higiene das instalações e utensílios, escrituração zootécnica, contenção, aplicação de medicamentos, ordenha higiênica, controle de carrapatos e controle reprodutivo e leiteiro dos bovinos.
O treinamento ocorreu na fazenda Vargem Grande, na zona rural de Araçuaí. sobre Marcelo Vieira Franca, um dos vaqueiros participantes, disse que o curso ajudou bastante e tirou muitas dúvidas. Marcelo ressaltou os ensinamentos de aplicação de medicamentos e as técnicas da via intramamária.
Para o produtor Hélio Vieira dos Santos as técnicas ensinadas durante o curso foram surpreendentes. Acostumado a perpetuar práticas de gerações passadas, Hélio, que iniciou o treinamento dizendo que sabia muito, se revelou, com o decorrer das aulas, um aprendiz disciplinado. “As técnicas que adquiri nesse curso vão fazer muita diferença no dia a dia de minha propriedade” destacou o produtor.<br />
De acordo com o instrutor, o curso leva aos participantes não apenas as noções de produção de leite de qualidade e cuidados para a saúde do animal, como atenta os alunos para o comprometimento profissional.
