Esta denominação “boi verde” está sendo largamente utilizada no setor pecuário de hoje no Brasil e no mundo para definir a criação de bovinos exclusivamente a pasto. Produzir carne bovina em maior quantidade, de melhor qualidade e o mais economicamente possível para vender mais barato é a meta de todos os segmentos da sociedade que estão diretamente relacionados com a atividade pecuária no Brasil.
As características climáticas e territoriais de nosso país são favoráveis à produção de bovinos de corte em regime de pasto e, além disso, somos detentores do maior rebanho comercial de gado de corte do mundo e da maior área de pastos cultivados favorecendo ainda mais a produção eficiente da carne do boi verde.
As Fazendas Reunidas, com sede em Feira de Santana, Bahia, produzem seus animais das raças Nelore, Nelore Mocho e Guzerá totalmente a campo, contribuindo para a criação do boi verde no Brasil.
Apresentaremos a seguir, alguns pontos fundamentais que o produtor rural e criador devem prestar atenção para que obtenha um melhor resultado na sua atividade pecuária:
1) aumento da disponibilidade de pasto por meio de implantação e manejo correto das pastagens, permitindo uma maior taxa de lotação;
2) suplementação mineral o ano todo para previnir doenças e carências nutricionais;
3) controle sanitário eficiente (vermifugação e vacinação);
4) melhoramento genético contínuo do rebanho, com utilização de touros geneticamente testados e avaliados, inseminação artificial e transferência de embrião;
5) aumento da integração e do profissionalismo entre os elos da cadeia produtiva: insumos, produtor rural, frigoríficos, atacados, açougues e consumidores.
Todos os itens acima devem sempre ser levados em consideração, pois interferem diretamente no custo de produção da arroba bovina, no desempenho animal e na lucratividade da pecuária nas fazendas.
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…