Com a modernização da agricultura e o avanço das fronteiras agrícolas, a forte influência das sementes melhoradas levou à perda de milhares de variedades de milho, entre outras espécies alimentícias. Estima-se que nos últimos 100 anos por volta de 75% de toda a diversidade genética agrícola do planeta tenha desaparecido.
As variedades melhoradas são mais produtivas que as tradicionais e apresentam um comportamento mais uniforme, mas as sementes antigas, que foram desenvolvidas e adaptadas às características do meio, são mais rústicas e comportam-se de forma mais estável.
As sementes de milho tradicionais permitem a sua multiplicação pelos agricultores com a manutenção do seu potencial produtivo e a um custo relativamente baixo, diferentemente das sementes melhoradas.
A conservação da agrobiodiversidade é um dos mais valiosos patrimônios da humanidade. São heranças genéticas, consideradas estratégicas na segurança alimentar, no combate à fome e na soberania alimentar. Confira abaixo os cuidados para preservá-las.
Características do campo de cultivo
>> Boa fertilidade
>> Livre de pragas e doença
>> Protegido dos ventos
>> Sem riscos de encharcamentos
>> De preferência não deve ter sido cultivado com milho nos últimos dois anos
>> Contar com possibilidade de irrigação
Formando a lavoura
O milho é um cereal considerado de polinização aberta ou cruzada. Apresenta apenas cerca de 2% de autopolinização. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados para não ocorrer contaminações com outros tipos de milho. Acompanhe:
# Plante o milho destinado a produção de sementes tradicionais numa distância superior a 300 metros de outras lavouras de milho, seja de variedades diferentes ou de híbridos
>> Faça a semeadura em épocas distintas, em pelo menos 30 dias, possibilitando assim que a polinização ocorra em períodos diferentes
>> Descarte as sementes das duas primeiras fileiras marginais de plantas para o plantio, expostas e mais vulneráveis a contaminação
>> As sementes devem ser colhidas, secadas, beneficiadas e armazenadas sob condições que possibilitem a conservação até o momento de plantio
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…