Categories: Notícias

Produção de etanol do centro-sul em 14/15 supera expectativas, diz Job

A produção de etanol do centro-sul do Brasil na temporada 2014/15, cuja moagem de cana está próxima de seu encerramento, deverá somar 25,55 bilhões de litros, acima da projeção anterior e estável na comparação com a temporada 2013/14, previu nesta quarta-feira a consultoria Job Economia em relatório. 

Na estimativa divulgada em setembro, a Job havia estimado uma produção de etanol em 24,15 bilhões de litros.[nL1N0RC2ZO] 

A maior produção do biocombustível ocorre com as usinas da principal região produtora do país produzindo um pouco menos de açúcar do que o projetado e moendo mais cana do que o esperado. 

A moagem, que na projeção anterior da Job estava estimada em 552 milhões de toneladas, deve encerrar a safra com um volume de 562 milhões, ainda uma queda de 6 por cento ante o recorde da temporada passada por conta da seca que atingiu os canaviais este ano. 

A produção de açúcar do centro-sul do Brasil, maior produtor global da commodity, foi estimada pela Job em 31,9 milhões de toneladas, queda de 7 por cento na comparação anual e leve queda ante os 32,3 milhões projetados em setembro. 

Essa maior produção de etanol, que tem sido favorecido pelas usinas pela melhor remuneração frente ao açúcar, deve fazer com que leve mais tempo para as cotações se recuperarem na entressafra, destacou a consultoria em nota. 

“A absorção da produção de etanol depende de uma demanda forte de etanol hidratado combustível. Isto significa que a recuperação de preços nesta entressafra do etanol hidratado vai ser postergada com baixo risco de choque de preços”, afirmou. 

A estimativa da Job foi divulgada um dia antes de a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) fazer o seu balanço sobre a temporada 14/15, na quinta-feira. 

Na semana passada, a Unica informou que a produção de açúcar e etanol do centro-sul do Brasil no acumulado da safra 2014/15 até 1o de dezembro superou a previsão de agosto da entidade.

 

Por: Roberto Samora

Fonte: Reuters

 

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago