Notícias

Produção de algodão em pluma deve crescer 20%

Os dados foram apresentados na reunião da Câmara Setorial do Algodão do MAPA

A produção de algodão em pluma na safra 2016/2017 deve crescer cerca de 20% e atingir 1,41 milhão de toneladas. A expectativa dos produtores é de que o clima favoreça a qualidade e desenvolvimento da cultura.

“Se as condições climáticas se confirmarem, o Brasil terá algodão suficiente para abastecer o mercado interno e externo e, ainda, reestabelecer os estoques”, disse Alan Malinski, assessor técnico da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Para a área cultivada, a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) estima uma redução de 4% com relação à safra passada. A queda ocorrerá em virtude dos produtores da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) terem migrado para outras culturas, como milho e soja.

De acordo com Alan, mesmo com a diminuição da área plantada, a safra 2016/17 será melhor e o rendimento da pluma e do caroço deve superar o do ano passado.

Com relação ao consumo, o mercado espera as mesmas 700 mil toneladas da safra passada. “A fibra sintética, principal concorrente da pluma do algodão, tem sido comercializada a preços inferiores, diminuindo assim a competitividade do algodão e, consequentemente, o aumento do consumo dos brasileiros”, afirmou Alan.

Os dados foram apresentados na reunião da Câmara Setorial do Algodão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), na última quarta (7).

Safra 2015/2016

A chuva fora de época que atingiu Mato Grosso e Goiás e a seca intensa na região do Matopiba prejudicaram a qualidade e o montante produzido do algodão em pluma na última safra. Dessa forma, a oferta foi de 1,28 milhão de toneladas, ante uma produção estimada de 1,5 milhão de toneladas.

Editor RuralSoft

Recent Posts

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago

Setor de defensivos agrícolas anuncia metas até 2020 em prol das abelhas

Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…

7 anos ago