Notícias

Primeiras chuvas animam o cultivo na região de Mogi das Cruzes, SP

Alguns produtores começaram o plantio das hortaliças.

Estimativa é que queda na produção, por causa da seca, chegue a 30%. Na região de Mogi das Cruzes, São Paulo, os produtores hortaliças estão mais animados. Depois das primeiras chuvas, alguns começaram o plantio dos canteiros.

O agricultor de Biritiba-Mirim, no Cinturão Verde de São Paulo, diz que em 28 anos de trabalho na lavoura, nunca teve uma quantidade tão grande de terra ociosa por causa da seca.

Cerca de 70% da área de Dorival dos Santos ainda está sem nenhum plantio, mas o clima dos últimos dias, nublado e com chuva, animou. “Um pouquinho que chover, já ajuda”, diz.

O reservatório fica há 2 quilômetros de distância. A água chega com ajuda de bombas e canos, mas custa caro. Com a chuva, o plantio de mudas voltou a ser feito em algumas áreas e mais canteiros já estão preparados para receber as hortaliças. O agricultor espera que, a partir de agora, chova com mais frequência.

A estimativa é que com a seca, a produção de hortaliças tenha caído cerca de 30% em São Paulo.

Em outra propriedade, a chuva ainda não trouxe reflexo. A água foi rapidamente absorvida pelo solo, por isso, o agricultor de Mogi das Cruzes está cauteloso com novos plantios. Por enquanto, ele mantém a família com as economias que fez nos meses de maior lucro e para não ficar parado, ajuda na lavoura do irmão. Os canteiros estão prontos para o plantio, mas sem água para irrigar, Josias Filho conta que não vai arriscar.

 

Por: Fernanda Monteiro

Fonte: Globo Rural

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo