Categories: Notícias

Preço do milho influencia a intenção de confinar gado em Mato Grosso

Os pecuaristas de Mato Grosso estão pouco mais otimistas com o confinamento de gado neste segundo semestre. Segundo levantamento feito pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) a pedido da Associação dos Criadores de Mato Grosso (ACRIMAT), a expectativa de confinar no estado teve aumento de 2,6% no levantamento de julho em comparação com os dados coletados no mês de abril.

Caso se confirme, serão confinados 745,58 mil animais em 2014, frente a perspectiva de 726,66 mil animais registrada em abril. A redução no preço do milho, principal insumo utilizado na atividade, é considerado a responsável pelo aumento do número de gados confinados. O preço da saca do cereal teve queda de 44,19% nos últimos três meses, passando de R$20,13 para R$11,23.

O superintendente da ACRIMAT, Luciano Vacari, alerta que a redução no preço do milho não pode influenciar na cautela que o produtor deve ter ao planejar o confinamento.

– Não é só de milho que se confina gado. O pecuarista deve continuar tratando a atividade como um negócio, que pode ter seus riscos. A situação pode comprometer a renda do produtor se não houve planejamento – pontua.

De acordo com o levantamento do IMEA, foram entrevistadas 146 pessoas. Dessas, 56,8% afirmaram que tem intenção de confinar, 4,1% estavam sem previsão e 37,6% não irão fazer o confinamento. Entre as regiões pesquisadas, o Médio-Norte se destaca com aumento de 15,9% nos confinamentos, elevando de 132,77 mil para 156,94 mil animais.

Por outro lado, no nordeste do estado a intenção reduziu 6,31%. Outras regiões importantes também registraram quedas, são elas: o Centro-Sul e o Sudeste, pontuando com reduções de 2,94% e 2,06%, respectivamente.

 

Fonte: Canal Rural

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

3 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago