Nem a produção menor por causa do inverno melhorou os preços.
Produtores reclamam que fruta está valendo até 50% menos que em 2013.
Durante o inverno, a produção de mamão diminui no Espírito Santo e com menos fruta no mercado, o preço normalmente sobe, só que este ano, os agricultores foram pegos de surpresa.
O sol, maior aliado das frutas tropicais, se escondeu nesses últimos meses, o que significa problema para os produtores de mamão.
Em uma lavoura, em Sooretama, no norte do estado, a produção da fruta, no período de altas temperaturas, chegou a mil toneladas, enquanto agora no inverno, não passou de 400.
No tempo quente, a produção é maior porque o período de maturação é menor. Para chegar da flor ao fruto são, mais ou menos, quatro meses. No frio, esse ciclo pode chegar a seis meses.
A produção menor e a maior qualidade da fruta seriam motivos para um aumento no preço, mas este ano, a situação é outra. Em uma propriedade com 100 hectares plantados, o produtor Bruno Pessoti reclama que o valor caiu mais de 50%.
“Dos últimos três invernos, 2014 teve o menor preço praticado. O ano passado, por exemplo, foi um ano histórico, quando vendemos o quilo a R$ 2,40. Agora, o quilo não chega R$ 1”, diz.
Carlos Henrique Rodrigues, agrônomo da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex), fala sobre o preço da fruta que é exportada, como está o volume de exportação e como deve se comportar o mercado nos próximos dias. Confira a entrevista no vídeo com a reportagem completa.
Fonte; Globo Rural
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…