Notícias

Preço do chuchu despenca e desanima agricultores do ES

Preços baixos são provocados pelo superabastecimento do mercado.

Produtores dizem que no começo do ano, caixa valia o triplo do preço atual.

A colheita do chuchu está na reta final no Espírito Santo e a preocupação dos agricultores é com o preço do legume.

Jhonathan Seick faz parte da terceira geração de uma família de produtores de chuchu. Com 24 anos, ele ajuda o pai na lavoura, no carregamento de mais uma safra. Paulinho é o dono da propriedade, que fica em Santa Maria de Jetibá, Região Serrana do Espírito Santo.

Debaixo da sombra, o serviço é rápido e delicado. O mercado exigente não aceita qualquer defeito e em poucos minutos, caixas e mais caixas estão prontas para deixar a lavoura.

Esse já é considerado o fim da safra, são os últimos legumes da temporada. Agora é hora de fazer a poda das plantas para que uma nova colheita comece logo, no mês de dezembro.

Os produtores da região estão de olho no preço. Desde o início do ano, o valor do chuchu despencou e hoje a caixa com 20 quilos não passa de R$ 4.

O Espírito Santo é responsável por 8% da produção nacional de chuchu. Os preços baixos também estão tirando o sono do produtor Erineu Gums. Ele, que produz 4 hectares de chuchu, lembra de ter vendido a caixa pelo triplo do preço. “Só no início do ano o preço foi bom. Espero que em 2015, o preço dê uma melhorada, vamos ver como vai ficar a economia do Brasil”, diz.

 

Por: Andressa Missio

Fonte: Globo Rural

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo