O prazo para o plantio de soja termina neste sábado (31.12) no estado do Mato Grosso. A medida consta em instrução normativa que visa aumentar a prevenção e o controle fitossanitário da ferrugem asiática (Phakopsorapachyrhizi). A produção da safra 2016/2017, em Mato Grosso, está estimada em 29,8 milhões de toneladas e deve ocupar uma área de 9,3 milhões de hectares. O índice de produtividade da soja também deve chegar a um patamar inédito de 54,05 sc/ha, conforme estimativa do Instituto Mato-grossense de Economia Aplicada (Imea).
Após o plantio é necessário que o produtor realize o cadastro ou a atualização dos dados da propriedade com cultivo de soja. O procedimento deve ser feito anualmente, após o término do plantio da lavoura, até o dia 15 de fevereiro, pelo endereço eletrônico http://cadastro.indea.mt.gov.br/.
Em contrapartida, alguns produtores que se arriscaram a semear a oleaginosa em setembro já iniciaram os trabalhos de colheita na última semana do ano em Mato Grosso. “Alguns produtores começaram a colher esta semana. É alguém que teve coragem de plantar em setembro. Arriscaram, mas acabou chovendo logo após o plantio”, disse à Reuters o presidente da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), Marcos da Rosa.
Líder na produção de grãos, o estado será responsável por 30% da produção da safra nacional.
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…