A polpa cítrica é um subproduto da laranja após a extração do suco, composto por bagaço, casca e sementes. É comercializada principalmente sob a forma peletizada (evitar problemas de umidade) e é bastante utilizada na alimentação, tanto na pecuária de corte como de leite.
A polpa cítrica, assim como a maioria dos insumos, teve um período de alta nos preços no primeiro semestre deste ano. De acordo com levantamento da Scot Consultoria, de novembro de 2007 a julho de 2008, mês em que o preço atingiu o pico no período e o produto alcançou R$360,00 a tonelada, houve uma valorização de 38,46%.
Daí então, seguindo o movimento de baixa das commodities agrícolas como o milho, a soja e principalmente a laranja, a cotação da polpa cítrica despencou nos últimos quatro meses voltando aos patamares do primeiro semestre de 2007. No total, houve queda de 38,90% e o insumo é vendido atualmente a R$220,00/ tonelada.
A polpa cítrica é um alimento concentrado energético e pode substituir em parte outras fontes de energia como o milho. Neste caso é importante verificar a disponibilidade do alimento na região e analisar a questão dos custos com fretes. (RRLF)
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…