Notícias

Polícia prende acusado de liderar quadrilha de roubo de defensivos em Lucas do Rio Verde

Prisão aconteceu em trecho de obras na BR 163. Suspeito havia conseguido escapar a perseguição policial em outubro desse ano, após capotar camioneta em estrada rural do município 

Policiais civis de Lucas do Rio Verde detiveram nesta quinta-feira, 4, o homem suspeito de liderar uma quadrilha de roubos de defensivos agrícolas na região médio-norte. Ele foi abordado quando parou em trecho da BR 163 que está em recuperação. De acordo com investigações da Polícia Civil, ele vinha de Campo Novo do Parecis, onde havia planejado furto de agrotóxicos. Porém, o plano acabou não obtendo êxito. 

O delegado Bruno Abreu, que chefiava uma equipe em operação no município de Diamantino, apurou informações sobre o retorno do suspeito à Lucas, e acionou outros membros da equipe para efetuarem sua prisão. “Graças a Deus obtivemos êxito em função dessas obras que está tendo. Ele é um cara muito ligeiro, já fugiu uma vez, capotando o carro. A gente optou por parar ele na estrada, quando os carros estivessem parado nas obras da rodovia”, explicou, referindo ao capotamento ocorrido quando o suspeito era perseguido. Em outubro, quando a polícia apreendeu carga de defensivos agrícolas avaliada em mais de R$ 2 milhões, o suspeito conseguiu fugir em uma camioneta Hilux. No entanto, ele capotou o veículo em uma estrada rural. Mesmo ferido, ele empreendeu fuga em região de mata. 

Além de liderar um grupo que fazia o furto dos defensivos, o suspeito negociava a aquisição de produtos, através de receptação. As investigações da Polícia apontam que o grupo fazia a corretagem de produtos roubados. Com isso, os membros da quadrilha conseguiram amealhar patrimônio incompatível aos seus rendimentos. O homem apontado como líder possuía três residências mobiliadas, carros e camionetas. A que usava quando foi detido nesta quinta-feira era emprestada. A Polícia Civil trabalha para identificar o proprietário, que deverá ser prestar esclarecimento sobre seu envolvimento. “Uma pessoa que dois, três anos atrás furtava fio e de bicicleta aqui na região. Uma pessoa que aparentemente humilde, mas com capital bem gordo. Outras pessoas dessa associação criminosa também vinha adquirindo bens”, explicou. 

Além disso, a investigação busca identificar todos os membros envolvidos com os roubos e também os que participam com a receptação. Nesse segundo grupo, o delegado Bruno Abreu afirma que há envolvimento de empresário e fazendeiros da região. “Me assusta o número de empresários de Lucas e de outras regiões, especificamente quase 100% fazendeiros na região, que passam pelos olhos da sociedade como bons homens, mas na verdade são criminosos, partícipes dessa quadrilha, dessa associação criminosa que se instalou na região”, declarou o delegado, ao falar dos proprietários de fazenda que adquirem defensivos sem procedência legal e que estão sendo investigados. “Provavelmente, novas prisões serão realizadas, com apoio da Justiça”, acrescentou. 

O delegado não soube estimar o valor movimentado pela quadrilha. Ele citou que dez pessoas estariam envolvidas com a prática de furto de defensivos agrícolas nas propriedades. O número de pessoas atuando como receptadoras pode chegar a 30.

 

Fonte: Expresso MT

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo