Categories: Notícias

Poinsétias estão prontas para o Natal e aguardam consumidores em SP

Agricultores de Mogi das Cruzes, em São Paulo, estão com as poinsétias prontas pra venda. Conhecida como “a flor do natal” ou “bico de papagaio”, ela é muito procurada para decoração de casas e lojas por causa do vermelho intenso das folhas./ só que este ano a planta sentiu um pouco os efeitos da seca.

Elas estão prontas para embelezar as festas de fim de ano. No sítio em Mogi das Cruzes, 90% da produção das poinsétias é vermelha para combinar com o Natal, mas por aqui também tem opções rajadas e brancas pro ano novo.

Por enquanto, a procura ainda é menor do que a de novembro de 2013, por isso, os preços se mantém estáveis… Mesmo assim, o produtor espera vender até o mês que vem 25 mil plantas, 25 por cento mais do que no último Natal. “Como o inverno foi bom, menos frio, a produção da muda foi boa e a quantidade final vai ser maior que a do ano passado”.

A luminosidade é controlada dentro das estufas. Como as poinsétias são do México é preciso “enganar” as flores já que por lá os dias são mais curtos nessa época. Cortinas de plástico deixam tudo escuro por 15 horas, mas apesar de todos os cuidados, Edney Sugieda, também de Mogi das Cruzes, mostra que as plantas que sempre cresceram bem no sítio, nesse ano, tiveram um desenvolvimento irregular.

Para uma poinsétia crescer com qualidade um vaso precisa receber, em média, 200 ml de água, a medida de um copo americano. Mas mesmo com essa irrigação diária, no começo da produção, entre junho e julho, as flores sofreram bastante por causa da baixa umidade do ar.

O produtor diz que em cinco por cento dos vasos, a flor está menor do que o normal e o vaso de R$ 6 de 2013, já desvalorizou para R$ 5,50. O produtor já percebeu que o comércio não está apostando na decoração de Natal, o que também não incentiva as donas de casa. A esperança é que elas comprem de última hora para os preços subirem no mês que vem.

 

Por: Kriss Oliveira

Fonte: Globo Rural

 

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago