Plantio e adubação na cultura da mandioca

A mandioca, também conhecida como aipim ou macaxeira, é uma planta perene, arbustiva. Destina-se principalmente à alimentação animal e humana. A farinha é a principal forma de utilização.

De olho no frio
O clima para um bom desenvolvimento vegetativo está na faixa de temperatura entre 18°C e 30°C. A planta não suporta geada.

Quanto ao volume de chuva, a faixa ideal varia entre 1.000mm e 1.500 mm/ano, bem distribuídos, especialmente nos primeiros meses depois do plantio.

Solos variados
A mandioca é cultivada nos mais variados tipos de solo, possuindo capacidade de se desenvolver e produzir em solos de baixa fertilidade, muito argilosos ou mal drenados. Mas podem ocorrer apodrecimento e/ou má-formação das raízes.

As áreas para o plantio deverão ser planas ou com até 20% de declividade.

Para um bom desenvolvimento das raízes, fazer uma boa aração seguida de gradagem, para destorroamento e nivelamento. Isso vai facilitar outras operações, como a abertura dos sulcos, plantio, cultivos e colheitas.

Na mecanização, o preparo do solo deve ser o mínimo possível. Em solos com declividade superior a 5%, devem-se adotar práticas conservacionistas, como: curvas de nível, terraceamento, faixas de retenção vegetativa, plantio em nível e consorciação com outras culturas.

Após análise química das amostras do solo, o calcário, mediante recomendação, deve ser aplicado e incorporado a uma profundidade de 20cm. Somente haverá reação do calcário em presença de água. Portanto deve-se aguardar um prazo até as primeiras chuvas e com o solo úmido realizar a adubação e o plantio.

Sementes adequadas
A escolha dos cultivares é importante para a finalidade a que se destina a cultura.

Os cultivares mais recomendados à indústria são de polpa branca:

>> Branca de Santa Catarina
>> Fibra
>>  Mico
>> IAC-12-829
>> Sonora
>> IAC 7-127
>>  EAB-653

Os mais recomendados para mesa são:

De polpa branca:

>> IAC 14-18
>> IAC 24-2
>> IAC 59-210

De polpa amarela:
>> IAC 576-70

Os tradicionais:
>> Cacau
>> Pão-da-china
>> Guaxupé
>> Baiana

Processo seletivo e outros cuidados

A seleção de ramas ou manivas é uma prática importante para maior produtividade do mandiocal. É melhor usar ramas com diâmetro acima de 2cm, com idade entre 10 e 12 meses, retiradas da base e do terço médio das plantas, provenientes de lavouras livres de pragas e doenças. As manivas podem ser cortadas com 20cm a 25cm de comprimento. Essa operação deve ser efetuada no mesmo dia do plantio.

O plantio deverá ser feito, preferencialmente, no início da estação chuvosa, quando as condições de umidade e calor favorecem a brotação e o enraizamento. No plantio manual ou mecânico, os toletes ficam na posição horizontal e no mesmo sentido do comprimento do sulco. A mandioca pode ser plantada também em covas.

A profundidade das covas e os sulcos deve ser de 5cm a 10 cm, para plantio solteiro ou fileira simples. Utiliza-se o espaçamento de 1,20m entre as fileiras e 0,50m a 0,80m entre as plantas.

Para plantios consorciados ou em fileiras duplas, recomenda-se espaçamento de 2m ou 2,5m entre as fileiras e 0,60m entre as plantas.

Quanto à adubação, mediante análise química do solo, para solo com baixa disponibilidade de fósforo, recomenda-se aplicar 400kg/ha de superfosfato simples. Em solos deficientes em zinco, devem-se aplicar 25kg/ha de sulfato de zinco.

Aos 40 a 60 dias após a brotação, efetuar a adubação de cobertura, aplicando 200kg/ha de sulfato de amônio, tomando-se o cuidado de colocá-lo ao lado da linha, distante 20cm das plantas, em solo úmido, junto com 50kg/ha de cloreto de potássio.

Manter a cultura livre de plantas invasoras, principalmente nos 120 dias iniciais.

rsuser

Share
Published by
rsuser

Recent Posts

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

5 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

5 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

5 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

5 anos ago

Setor de defensivos agrícolas anuncia metas até 2020 em prol das abelhas

Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…

7 anos ago