Estimativa do escritório municipal da Emater indica que o plantio do trigo na atual safra está atrasado em cerca de 20% em relação ao mesmo período do ano passado em Ijuí. O responsável pelo escritório, Edewin Bernich, salienta que até o momento houve cultivo de cerca de 50% da área esperada para esta safra com o cereal. O ideal seria estar em 70%.
As constantes chuvas de junho causam esta morosidade no plantio. Ainda há a perspectiva de mais chuvas, o que deixa a situação mais delicada. Bernich explica que hoje, 20, encerra o período recomendado para plantio do trigo tardio; no próximo dia 30 para o cereal de ciclo médio e dia 10 de julho termina o prazo ideal para plantar o trigo de ciclo precoce.
Mesmo com os períodos se encerrando para cultivo do trigo, Edewin Bernich acredita que haverá o plantio dos 18 mil hectares esperados para o município de Ijuí. Nas lavouras em que já foi possível o cultivo do cereal, com a boa umidade no solo a planta germina e se desenvolve muito bem, tanto em Ijuí, quanto na região.
Por: Rádio Progresso de Ijuí
Fonte: Agrolink
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…