É comum ver o cultivo de morangos nas regiões de clima frio. Mas uma plantação na cidade Montes Claros, Minas Gerais está desafiando o clima e desenvolvendo-se muito bem no tempo seco. A área ainda é pequena e está em fase inicial, mas o resultado já é positivo.
O sistema da plantação é feita em canteiro e algumas áreas estão utilizando o uso do mouche. “É tudo manual e sem uso de agrotóxicos. Apesar da plantação pequena, é preciso um manejo bem feito. As origens das mudas precisam ser sem doenças e os produtos para controle de pragas e doenças são naturais à base de plantas medicinais”, explica José Carlos Dias Santos, técnico da EMATER de Montes Claros.
O microclima um pouco mais ameno que o restante da região favorece o agricultor. Segundo Santos, a área também diferencia na produção do morango. “Ele tem maior consciência, é mais duro e foi comprovado ser mais doce. Além de resistir mais tempo na pós-colheita”, explica.
De acordo com a meteorologista da Climatempo, Camila Ramos o norte mineiro, inclusive a região de Montes Claros deve ter chuva irregular e mal distribuída neste mês de janeiro. O calor vai predominar e a região vai terminar o mês com menos chuva que o normal. Em fevereiro o predomínio deve ser de calor e pouca chuva.
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…