Por: Maria Gabriela Tonini
O Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e a Agência de Promoções e Exportações (Apex) estão promovendo uma série de projetos com a intenção de ampliar o mercado do couro brasileiro.
O setor de couro do Brasil é muito dependente do mercado externo, pois a maior parte da produção brasileira é comercializada com outros países. De 2008 para 2009 as exportações tiveram um recuo significativo, de mais de 38% (faturamento), por conta dos problemas financeiros mundiais. Mas em 2010 as exportações estão se recuperando, com resultados acima de 2009.
Um dos projetos previstos para este ano é o estudo de mercado nos Emirados Árabes para, posteriormente, ser elaborada uma estratégia de venda de couro para este mercado. Este ainda é pouco representativo nas exportações brasileiras, mas a intenção é justamente ampliar este mercado.
Além dos Emirados, os outros países devem ser incluídos no projeto, segundo o CICB e a Apex, como Itália, Estados Unidos, Vietnã, Indonésia, México, Índia, Hong Kong, Coreia do Sul, China, Croácia, República Tcheca, Turquia, Belarus, França, Polônia e Hungria.
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