Piscicultores de Fazenda Vilanova e Paverama participam de prática de introdução de alevinos

Um grupo de piscicultores dos municípios de Fazenda Vilanova e Paverama participou, na última sexta-feira (06/05), de uma prática de introdução de alevinos, ministrada pelo assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar em Sistema de Produção Animal, zootecnista João Sampaio. Na ocasião, os produtores visitaram a Piscicultura Dalferth, em Teutônia, onde receberam orientações sobre como transportar os alevinos e como soltá-los no açude e também a respeito do laboratório de produção de alevinos de Tilápia.
Em relação ao transporte, de acordo com Sampaio, é importante dar preferência por embalagens plásticas com água e oxigênio, optando também pelas horas do dia que tenham as temperaturas mais amenas para a realização do deslocamento. “E como a água de transporte de alevinos é considerada grande responsável pela introdução de doenças na piscicultura, esta jamais deve ser colocada dentro do viveiro”, lembra o zootecnista.
Outro ponto importante envolve o pH da água do açude, que deve ser corrigido antes da compra dos alevinos, devendo estar o mais próximo possível de 7, sendo assim mantido durante a criação dos peixes. “A medição deve ser feita a cada 15 dias, adicionando calcário se for necessário”, salienta Sampaio.
A próxima reunião do grupo está agendada para o dia 16 de junho, a partir das 14h, no município de Tabaí.
