Categories: Notícias

Pintos de corte: volume 1,5% maior nos últimos 12 meses

Os últimos números divulgados pela APINCO mostram que, decorridos quase três anos (34 meses), a produção brasileira de pintos de corte tem um novo recorde.

A maior produção anterior data de dezembro de 2011, ocasião em que foram produzidos no País 550,243 milhões de pintos de corte. O novo resultado, relativo a outubro último, supera em pouco mais de 3% o recorde passado, somando 568,185 milhões de cabeças.

Feitas as contas, o volume mais recente correspondeu a uma expansão média de 0,1% ao mês em 34 meses, o que é pouco. O problema é que a produção deste outubro aumentou quase 7% em relação ao mesmo mês do ano passado e somou-se a outros 7% de aumento que já haviam sido registrados em setembro. 

Isso gerou, proporcionalmente, um adicional de 7% na oferta de frangos, cujos abates se concentram no período decorrido entre a segunda quinzena de novembro e a primeira quinzena de dezembro. Senão totalmente, vem daí a maior parte dos problemas enfrentados pelo frango nas últimas semanas.

Apesar, porém, dessa explosão, os incrementos acumulados no ano e em 12 meses permanecem moderados, com variação de, respectivamente, 1,29% e 1,51%. E isto sinaliza expansão em índice menor que o registrado em 2013, quando a produção brasileira de pintos de corte aumentou 2,33% em relação ao ano anterior. 

A ressaltar que os pintos produzidos nos últimos 12 meses (novembro de 2013 a outubro de 2014) correspondem, aproximadamente, às cabeças de frango que, descontada a mortalidade, estão sendo abatidas entre janeiro e dezembro de 2014.

Assim, como puro exercício, supondo-se que a viabilidade média tenha correspondido a 96% do total de pintos alojados e o peso médio do frango abatido tenha se situado em 2,260 kg (média apontada pelo IBGE para os frangos abatidos nacionalmente nos 12 meses decorridos entre julho de 2013 e junho de 2014), o potencial existente (mas não necessariamente utilizado) chega aos 13,480 milhões de toneladas de carne de frango. 

 

Fonte: Avisite

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago