Notícias

Pesquisa avalia criação de ovinos em sistemas agroflorestais no MT

A proposta é a implantação de sistemas agroflorestais (Saf’s) como forma de uso e manejo da terra
Com objetivo de recuperar áreas degradadas de pastagens utilizando o sistema silvipastoril para criação de ovinos, foi realizada recentemente uma reunião técnica na Comunidade Nova Esperança, no município de Poconé. A coordenadora do Projeto de Recuperação de Pastagens Degradadas no Sistema Silvipastoril, Marilene de Moura Alves, que também é pesquisadora da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), explica que esta é uma alternativa sustentável para a agricultura familiar las na criação de ovinos da raça Santa Inês.
A proposta é a implantação de sistemas agroflorestais (Saf’s) como forma de uso e manejo da terra, onde árvores são utilizadas em associação com cultivos agrícolas e com animais, numa mesma área e de forma simultânea. Durante a reunião técnica, o médico veterinário da Empaer, João Batista Vechi, falou aos produtores sobre o manejo reprodutivo e sanitário, construção das instalações, e formação e divisão de pastagens para ovinos.
O projeto será executado pela Empaer, em parceria com a Fapemat e Fundação de Amparo à Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Mato Grosso (Fundaper). Os recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) são na ordem de R$ 47 mil para aquisição de animais, construção das instalações, recuperação das pastagens, entre outros.
Em Brasília, a Comissão Nacional de Ovinos e Caprinos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu no final deste mês de agosto para debater as principais demandas da ovinocaprinocultura. O registro de queijo artesanal foi um dos temas em destaque no encontro, que contou com a participação de produtores rurais, especialistas do setor agropecuário, representantes de Federações da Agricultura e Pecuária dos estados, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Outro tema discutidos foi a falta de registro de queijos artesanais, tradicionalmente produzidos a partir de leite cru. Para o presidente da Comissão, Ivo Santiago, muitos produtores de queijo ovino e caprino não expandem a produção por não poderem comercializar o produto legalmente. Os representantes do Mapa, Clério Alvez e Heber Brenner, informaram que órgão está trabalhando para publicar Instrução Normativa regulamentando a agroindústria de pequeno porte.
A assistência técnica e gerencial também foi discutida na reunião. Conforme o assessor técnico da CNA, Rafael Linhares, mais de 600 produtores de ovinos e caprinos estão sendo atendidos pelos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Segundo ele, com boa gestão e assistência técnica, o produtor pode aumentar a produtividade e a rentabilidade.
Outros temas de destaque no encontro, foram: diagnóstico nacional da ovinocaprinocultura, políticas públicas no semiárido voltadas à produção agropecuária e Programa Nacional de Sanidade Ovina e Caprina.

 

Editor RuralSoft

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago