Notícias

Pelo controle de resistência de plantas daninhas, especialistas pedem empenho em capacitar a agricultura

Pesquisadores do Wolf Team se reuniram para debater meios de informar produtores e agrônomos sobre a importância de um manejo ideal de resistência de ervas

Os principais pesquisadores de plantas daninhas do país, integrantes do Wolf Team, se reuniram na última semana em Campinas, interior de São Paulo, para discutir formas de capacitar melhor produtores e agrônomos e auxiliar no manejo eficaz de herbicidas nas lavouras brasileiras. O grupo, formado pela UPL do Brasil, busca pensar e planejar o futuro da resistência de plantas daninhas nos próximos anos e enxerga a informação como divisor de águas para o aumento da produtividade e rentabilidade no campo.
“Existem vários fatores que influem em um manejo ideal de plantas daninhas, como horário, clima, tecnologia usada na aplicação dos produtos, maquinário, entre outras questões. Isso é tão importante quanto o herbicida utilizado. Somente com capacitação e atualização contínua é possível entender as mudanças e atingir um resultado eficaz. Como pesquisadores, temos que >Snowman ajudar o agricultor nesta tarefa. Este parceria para a conscientização pode influir e muito no controle de resistência”, explica Alberto Leão, professor da Universidade de Rio Verde.
Para Dionísio Luiz Pisa Gazziero, pesquisador da Embrapa Soja de Londrina, esta capacitação passa descobrir o melhor canal Year para as pesquisas e estudos desenvolvidos cheguem aos produtores. “Temos que encontrar formas de permear este conteúdo até os produtores eficientemente. Muitas vezes a informação até chega, mas não se dá a devida importância. Estamos estudando o futuro e precisamos planejar ele agora nas nossas lavouras para que tenhamos o controle das plantas daninhas. Existem situações alarmantes em outros países que podem chegar aqui, por exemplo. Se pudermos antever surtos e impedir o avanço deles, conseguiremos melhorar a produtividade da nossa agricultora”.
Segundo Luciano Zanotto, Gerente de Produtos Herbicidas da UPL Brasil, o Wolf Team reúne conhecimentos de pesquisadores de diversas culturas e localidades do país em busca de respostas para o campo. “Cada pesquisador traz a realidade da região e da cultura em que trabalha, mas no fim o problema é o mesmo. Estamos preocupados com a resistência de plantas daninhas crescente a cada safra. Nada melhor do que nos unirmos para pensarmos soluções para ajudar nossos agricultores”, completa.

 

Editor RuralSoft

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago