Categories: Notícias

Pecuária norte-americana enfrenta problemas

De acordo com informações compiladas pelo Meat and Livestock Austrália (MLA), a pecuária norte-americana enfrenta sérios problemas. O mercado local de carnes está frouxo, devido à expectativa de queda da demanda, ao aumento de produção local e às importações.

Esse aumento na produção se deve ao abate de vacas, que continua elevado. Havia uma expectativa que ele começasse a recuar, mas não é isso que vem acontecendo. Estima-se que o abate de vacas esteja 10% a 15% mais elevado do que o ano passado, devido, primeiro, ao descarte de matrizes leiteiras, em função dos baixos preços do leite e do queijo. Depois, por conta também do descarte de matrizes de corte, graças aos prejuízos advindos da produção de bezerros.

Por fim, é preciso considerar que a pecuária norte-americana também está sendo negativamente influenciada pelo desempenho geral da economia local.

Aqui na Scot Consultoria temos acompanhado com bastante atenção os problemas enfrentados pelos principais players mundiais de carne bovina. Na Argentina, no Uruguai e na Austrália eles são, principalmente, de origem climática. Nos Estados Unidos, conforme descrito, são de ordem econômica. O Brasil, por sua vez, está provavelmente no ponto de inflexão de um período de ajuste produtivo.

Vale lembrar que os Estados Unidos são os maiores produtores e importadores mundiais de carne bovina. Em termos de exportação, voltaram a ocupar o terceiro lugar. E o rebanho local, de acordo com seu departamento de agricultura (USDA), está em retração há dois anos.

O USDA já acredita numa pequena redução da produção mundial de carne bovina para 2009, algo em torno de 0,5%. O cenário, porém, aponta que ela pode ser ainda mais forte em 2010. (FTR)

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

3 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago