Categories: Notícias

Paulistas iniciam inquérito para comprovar ausência da Peste Suína Clássica

Coordenadoria de Defesa Agropecuária inicia a partir desta semana o inquérito soroepidemiológico para comprovação da ausência da Peste Suína Clássica (PSC) em granjas de subsistência no estado de São Paulo. O monitoramento correrá em 320 criatórios cadastrados, envolvendo aproximadamente 4.800 animais em 39 Escritórios de Agropecuária (EDAs).

Segundo, Márcio Luiz Félix, médico veterinário da Defesa Agropecuária, responsável pelo Programa Estadual de Sanidade Suídea, “o objetivo é comprovar a ausência da circulação do vírus da PSC e a manutenção do status sanitário (zona livre para a PSC) conquistado pelo estado de São Paulo em janeiro de 2001 com base nas exigências impostas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)”. O último inquérito foi realizado no segundo semestre de 2012.

São Paulo tem uma população de suídeos estimada em um milhão de cabeças e realiza, a cada dois anos, o inquérito soroepidemiológico em criatório de suídeos para comprovar a ausência da circulação do vírus da PSC.

Além do estado de São Paulo são declarados como zona livre de peste suína clássica os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Rondônia, Acre, Distrito Federal e os municípios de Guajará, Boca do Acre, Canutama e Lábrea do estado do Amazonas.

As equipes de médicos veterinários da Defesa Agropecuária que irão realizar as colheitas de material para envio ao Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro/Pedro Leopoldo/MG), do Ministério da Agricultura, receberam treinamento, realizado nos dias 20 e 21/8, em Campinas-SP.

 

Fonte: SAA

 

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

3 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago