A comunidade de Mato Queimado se engajou mais uma vez em ação já tradicional do município: o Passeio Ciclístico Ecológico e a Cavalgada Ecológica, realizados na última sexta-feira (03/06), como forma de estimular o cuidado com o meio ambiente. Já na sua 8ª edição, o evento contou com mais de 50 inscritos no passeio ciclístico e em torno de 20 cavalarianos.
Os ciclistas percorreram o trajeto da sede do município até a comunidade de Linha Thomas, onde foram recepcionados na propriedade de Marcelo e Patrícia Schneider. Entre os participantes estiveram integrantes do grupo de escoteiros de Caibaté. Já a cavalgada partiu da frente da Prefeitura e seguiu até o lago da Usina São José, área de patrimônio público municipal, localizada no Pontão do Ijuí. Na oportunidade foi realizado o plantio de 100 mudas nativas, doadas pela Cooperativa Cermissões.
Segundo phái a extensionista da Emater/RS-Ascar, Rafaela Czermaneski, a ação mobilizou um grande número de pessoas sensibilizadas com a conscientização em relação ao meio ambiente, sendo que o tema não se restringe somente a esta ação. “A Emater vem trabalhando no município a questão do solo e a importância de realizar o plantio das mudas próximo a arroios e rios. Este evento buscou demonstrar mais uma vez a importância da preservação destes recursos”, comenta o extensionista Elói Vogt.
Após os eventos, foram realizados sorteios de brindes, doados pelo comércio local, entre os participantes. Entre os ciclistas foi sorteada uma bicicleta e entre cavalarianos uma cesta com objetos tradicionalistas gaúchos (lenço, par de botas, baixeiro, freio). Além disso, cada participante recebeu um boné do evento.
O passeio é resultado da parceira entre Emater/RS-Ascar, Administração Municipal, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria da Saúde e Piquete Tauras do Rio Grande.
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…