Categories: Notícias

Parceria busca qualificar cadeia produtiva do leite

Em uma parceria entre o Senai-RS, Sebrae-RS e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o PAS-Leite, Programa Alimentos Seguros voltado para a cadeia produtiva do leite, capacitou de setembro a dezembro de 2014, 556 transportadores. A iniciativa tem como objetivo levar soluções de forma integrada para promover a produção de qualidade e segura, garantindo a saúde dos consumidores, a satisfação da indústria e o negócio dos produtores. 

O primeiro passo foi passar aos transportadores os conhecimentos básicos sobre composição do produto, possíveis contaminantes e formas de controle durante o processo de coleta e translado. O treinamento abrangeu várias etapas: recolhimento do leite a granel, verificação de amostras, técnicas e higiene de coleta e tempo de deslocamento até a indústria. 

Já o PAS-Campo tem como foco a propriedade rural. A meta é identificar e controlar os perigos que poderão ser originados e garantir a chegada da matéria-prima na indústria em condições ideais de qualidade, atendendo ao padrão legal da IN 62/2011. O projeto piloto está sendo realizado na Cooperativa Santa Clara, em Carlos Barbosa, com a implantação dos programas de BPF e APPCC, e deverá ser finalizado em abril nas instalações da indústria. 

Como o desenvolvido do PAS ocorreu em âmbito Nacional, o programa teve ajustes para permitir a sua aplicabilidade conforme a realidade regional. Em novembro do ano passado o Senai e Sebrae, em parceria com o Ministério e o Instituto Gaúcho do Leite (IGL), realizaram o primeiro curso de formação de consultores no Estado. O convênio possibilitará neste primeiro semestre a capacitação de 30 turmas de transportadores e três de formação de instrutores, onde mais de cem técnicos da indústria vão implantar e acompanhar o projeto junto aos produtores. 

Para os anos de 2015 e 2016, novas ações estão sendo planejadas, dentre elas capacitações específicas aos responsáveis técnicos dos Serviços de Inspeção Municipais (SIM), do Serviço de Inspeção Estadual (CISPOA) e Serviço de Inspeção Federal (SIF). Também serão intensificados os treinamentos de técnicos de campo dos laticínios e as implantações de BPF e APPCC nas indústrias.

 

Fonte: Agrolink 

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago