Categories: Notícias

Paraná a um passo de encerrar plantio

O Paraná acelerou o trabalho de campo na última semana e o plantio da safra 2014/15 está prestes a ser concluído. Relatório da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab) divulgado nesta terça-feira (02) indica que a semeadura dos cultivos de batata, feijão e milho já está encerrada, bem como a colheita do trigo. Com isso, restam as plantadeiras avançarem sobre apenas 100 mil hectares de soja ainda não cultivados, ou 2% da área total da oleaginosa.

No caso da soja houve avanço no plantio de oito pontos porcentuais em uma semana, fato que garantiu ao estado compensar o atraso em relação à safra passada. Chuvas escassas durante o mês de outubro até o início de novembro, limitaram o desenvolvimento das principais culturas, situação que foi revertida graças a retomada da pluviosidade na reta final do ano.

A Seab projeta uma safra de verão na ordem de 22,17 milhões de toneladas de grãos, volume 8% maior do que em 2013/14, quando foram colhidos 20,57 milhões de toneladas. O índice é puxado principalmente pela soja, que cresce 17% na produção, totalizando o recorde de 17,1 milhões de toneladas.

Menos feijão

Das culturas de verão, apenas o potencial do feijão foi revisado para baixo. A Seab estima uma redução de 5% no potencial de produção em relação a previsão inicial. O plantio da primeira safra, iniciado em meados de agosto, ocupou apenas 80% da área plantada no ano passado – caindo de 283 mil hectares para 193,7 mil hectares.

Conforme o técnico da entidade, Carlos Alberto Salvador a cultura foi afetada pelo período mais seco, e isso influenciou a perda efetiva nas lavouras plantadas mais cedo. Com a retomada das chuvas a tendência é de melhora na produtividade das lavouras plantadas posteriormente.

 

 Por: Igor Castanho

 Fonte: Gazeta do Povo

 

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago