Os bois e búfalos da Paraíba devem ser vacinados contra a febre aftosa no mês de abril.
Há menos de seis meses, o estado saiu da classificação de risco desconhecido da doença e passou a ter o reconhecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como área de médio risco. “O trabalho de imunização dos animais e o aumento da cobertura vacinal é essencial para avançarmos, ainda mais, nesse status”, afirma a fiscal federal agropecuária que coordena o Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (Pnefa) na Paraíba, Janete Kamoto Lima.
Um convênio entre o Serviço de Defesa Agropecuária da Paraíba e o Ministério da Agricultura, no valor de R$ 2,2 milhões, permitiu a reestruturação e instalação de escritórios, compra de equipamentos e materiais para reforço na estrutura. “Nós entramos com a contrapartida de R$ 200 mil e a mão-de-obra. Esse investimento foi fundamental para a melhoria das condições sanitárias e fitossanitárias no estado”, acredita a coordenadora.
O rebanho da Paraíba é formado por 1,24 milhão de bois e búfalos distribuídos em, aproximadamente, 63 mil propriedades rurais. Na última etapa da campanha, em outubro de 2009, 87% desse total recebeu a vacina contra a febre aftosa.
Trabalho – Como parte das atividades realizadas com o investimento do convênio, os mais de 50 médicos veterinários do Pnefa na Paraíba recadastraram as propriedades e os animais da região, entre maio de 2008 e setembro de 2009. “Os dados estão sendo incluídos em um sistema informatizado e deverão contribuir para ampliar a segurança no controle de trânsito dos animais”, conclui Janete Lima.
Leilane Alves
Mapa
www.agricultura.gov.br
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…