Notícias

Ourofino Agrociência apresenta nova solução para cultura de soja

Racio auxilia no manejo de resistência e controle de pragas

O agricultor de soja que busca eficiência e competitividade para lavoura, precisa controlar as principais pragas de solo e aéreas, como percevejo verde e lagarta-da-soja. Para isso, a Ourofino Agrociência lança um produto altamente eficiente: o Racio.

À base de acefato, o inseticida pertence ao grupo dos organofosforados e possui um modo de ação diferenciado, contribuindo para melhor manejo de resistência e controle de pragas. Com a existência de poucos grupos químicos, a grande maioria dos produtos concentra-se nos piretróides, associados aos neonicotinóides. “Essas misturas podem encontrar resistência em determinadas espécies de percevejo, o que não acontece com a formulação do Racio”, destaca Marco Antonio Cunha, gerente de Produtos (Inseticida) da Ourofino Agrociência.

O produto conta ainda com embalagem hidrossolúvel, ou seja, em contato com a água, ela se dissolve totalmente, evitando o contato direto com o produto, oferecendo menos odor e mais segurança ao aplicador.

Sugadores com enorme potencial de ocasionar prejuízos na cultura da soja, os percevejos são insetos presentes desde o período vegetativo da cultura. Porém, é no período reprodutivo que ocorrem os principais danos. “Em algumas regiões do Brasil, como Paraná e Mato Grosso, a incidência de percevejo tem sido muito alta. Em alguns casos, os produtores chegam a fazer de seis a oito aplicações específicas para essa praga”, explica Marco Antonio Cunha, gerente de Produtos (Inseticida, Fungicida e Cereais) da Ourofino Agrociência.

Ele destaca ainda que para o controle, especialistas indicam o tratamento químico como uma das principais estratégias para evitar ou reduzir os danos causados pelo percevejo. “A correta identificação da praga é extremamente importante para determinar os níveis de infestação. Dessa forma, é possível definir a época e as práticas mais adequadas para o controle”, explica.

O percevejo ataca as lavouras de todas as regiões do país e a utilização da soja intacta, uma variedade que possui o gene BT em seu DNA, reduzindo a utilização de inseticidas que controlam as principais lagartas, tem aumentado a sua população. “O grande problema é que, muitas vezes, o controle é feito tardiamente e sem levar em consideração os níveis corretos de monitoramento. Isso gera sobras da praga na lavoura e aumenta o número de aplicações e os danos à soja”, comenta o engenheiro agrônomo e consultor, Luis Henrique Kasuya.

Com tecnologia de ponta aplicada pela empresa em todos inseticidas, herbicidas e fungicidas, o Racio complementa o portfólio de 21 produtos da Ourofino Agrociência.

Editor RuralSoft

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago