Dia zero do ciclo estral ou estro é o período da fase reprodutiva do animal. Nesse período, a vaca apresenta sinais de receptividade sexual, seguida de ovulação. Em bovinos, a duração média do estro é de, aproximadamente, 12 horas e a ovulação acontece de 12 a 16 horas após o término do cio. Quando não ocorre a fecundação, o intervalo médio entre os dois cios é de 21 dias. A isto, se denomina ciclo estral.
O desenvolvimento folicular nos bovinos ocorre em padrão de ondas. Cada onda de crescimento dos folículos é caracterizada por um grupo de pequenos folículos que são recrutados (emergência folicular) e iniciam uma fase de crescimento. Desses, apenas um continua crescendo (folículo dominante), enquanto os outros sofrem decréscimo de tamanho (folículos subordinados), estabelecendo-se, então, o fenômeno da dominância folicular.
Após a divergência e na presença de altos níveis de progesterona, que promove a redução da frequência da pulsatilidade,de LH, o folículo dominante torna-se anovulatório. A partir desse momento, inicia-se o processo de atresia e perda da dominância, dando início a uma nova onda de crescimento folicular.
Se, ao contrário, o folículo dominante se desenvolver no momento da regressão luteínica, com baixos níveis de progesterona sérica, em decorrência da liberação de prostaglandina, pelo útero, haverá o pico de LH, que promoverá a ovulação do folículo dominante.
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…