Notícias

O potencial do eucalipto

A Epamig acaba de publicar mais uma edição do Informe Agropecuário: Eucalipto, que reúne informações e tecnologias sobre a cultura capazes de promover o desenvolvimento da atividade de forma lucrativa e ambientalmente correta. A matriz energética com base em combustíveis fósseis é insegura, cara e tem como agravante ser agressiva ao meio ambiente. Fontes alternativas, ecologicamente viáveis, têm sido buscadas e, entre elas, inclui-se a madeira, que apresenta ampla versatilidade de usos. Florestas plantadas, graças ao seu alto potencial renovável e produtivo, especialmente no caso brasileiro, expressam um modelo energético ambientalmente mais saudável e socialmente mais justo, sendo uma das fontes de energia que possibilita uma das maiores taxas de geração de emprego por recurso monetário investido.

Aproximadamente, 56,14% do território brasileiro são cobertos por florestas nativas; 0,7% por florestas plantadas e o restante, 43,27%, por outros usos. Em Minas Gerais, as exportações de produtos elaborados a partir de florestas plantadas geraram, entre janeiro e outubro de 2007, US$ 490 milhões, representando crescimento de 32% em relação ao mesmo período de 2006. O setor é o terceiro na pauta de exportações do agronegócio mineiro, ficando atrás apenas do café e da carne.

* O Informe Agropecuário : Eucalipto tem 128 páginas e custa R$ 12. Informações e vendas no telefax (31) 3489-5002 ou e-mail publicacao@epamig.br

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo