Categories: ArtigosEquínos

Nutrição alimentar para éguas em gestação

Quando a égua não é bem nutrida há grande probabilidade de apresentar infertilidade com problemas na ovulação, ou seja, cio não fértil; na nidação que é a fixação do embrião no útero e na gestação; e também na viabilidade do feto.

Quando o animal não é bem nutrido podem ocorrer abortos que predispõe a complicações infecciosas que comprometem a fertilidade ou o nascimento de prematuros, e também de potros fracos, pouco resistentes, que ficam sujeitos a nati-mortalidade.

Na primeira fase da gestação, que compreende o primeiro ao oitavo mês, após a fecundação o animal precisa manter o peso ou engordar se estiver muito magra. Nesse período há o crescimento aproximado de 1/3 do tamanho do feto. As necessidades da mãe são superiores às de manutenção, oferecendo um volumoso de qualidade, mineralização adequada e concentrada de qualidade serão suficientes para suprir as necessidades da fase.

Durante a segunda fase de gestação, do nono ao décimo primeiro mês, há o aumento das necessidades nutricionais. O feto cresce 2/3 neste período e a alimentação fetal é prioritária em relação à mãe, ao contrário do que ocorre no início da gestação.

Neste período a reserva corpórea da fêmea deve ser boa, evitando perda excessiva de peso na lactação, tendo em vista as grandes necessidades energéticas desta fase. A égua deve ganhar aproximadamente 13% de seu peso durante a gestação, sendo 10% nesta fase.

O bom estado corporal no momento do parto é uma garantia do nascimento de um filhote saudável e com bom desenvolvimento pós-natal. As vantagens alcançadas com a complementação concentrada no final deste período são: compensar a queda de apetite momentos antes do parto, permitindo a manutenção do bom estado corporal; estimular o desenvolvimento fetal; ativar a produção de anticorpos; e promover a produção leiteira favorável ao crescimento inicial do filhote.

 

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago