A demanda por carne bovina no mercado internacional está aquecida, devido, principalmente, ao crescimento da economia mundial. O Brasil, portanto, tem se favorecido desse cenário, sobretudo diante de problemas enfrentados por outros grandes exportadores (Argentina, Austrália, Estados Unidos, etc.).
Como resultado, o preço médio da carne bovina in natura exportada pelo Brasil apresentou alta de 37,1% ao longo de 2007.
A menor disponibilidade de animais, resultado do ajuste produtivo pelo qual passou a pecuária brasileira nos últimos anos (redução de investimentos e abate de matrizes), aumentou o custo de aquisição da matéria-prima pela indústria, que conseguiu, até certo ponto, repassar essa alta para a carne exportada.
O Brasil, devido à sua representatividade, é "formador" e não "tomador" de preços no mercado internacional.
Com isso, o preço médio da carne bovina in natura exportada pelo Brasil, em dezembro de 2007, foi de US$2.530,95/tonelada equivalente carcaça, patamar mais alto desde março de 1999.
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…