Notícias

No RS, cheia do Rio Uruguai deixa os produtores de arroz em alerta

O plantio já havia começado, mas precisou ser interrompido.

Cerca de 6 mil hectares de arroz estão embaixo d”agua.

Na região de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, a cheia do Rio Uruguai deixa em alerta os produtores de arroz. O plantio, que já havia começado, precisou ser interrompido.

As plantadeiras estão paradas e muita água está depositada entre as taipas nas lavouras de arroz da fronteira oeste do Rio Grande do Sul.

Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), devido a cheia do Rio Uruguai, cerca de 6 mil hectares de arroz estão embaixo d”água e 10% desta área terá que ser replantada. O cenário, futuramente, poderá comprometer a produtividade.

“Pode implicar que essas áreas fiquem expostas a temperaturas muito baixas no período de floração, além de que a curva de luminosidade começa a ficar mais reduzida e o arroz precisa de muita luz”, explica João Carlos Battassini, chefe regional da Emater.

O período recomendado de plantio é até o dia 15 de novembro, mas até agora, apenas 10% da área foi semeada. A expectativa era ter plantado a metade das lavouras, mas a torcida agora é para que o tempo siga firme.

“Nas áreas que não são de várzeas, em torno de um semana de tempo seco já será possível reiniciar o plantio, mas nas áreas de várzeas, principalmente beira de rios, será preciso praticamente de 20 a 30 dias de tempo seco para que se possa fazer o preparo de solo e semear novamente”, diz Battassini.

 

Fonte:Globo Rural

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo