Notícias

Nascentes e matas ciliares garantem abastecimento de água em MG

Barragem de Juramento registra 79% de sua capacidade.

Motivo do bom resultado é a preservação ambiental.

Nesta época de estiagem prolongada em várias partes do Brasil, no norte de Minas, em uma região tradicionalmente mais seca, uma barragem registra nível de água acima do normal. Tudo graças a um projeto ambiental bem simples, que tem garantido o abastecimento dos moradores do município de Montes Claros.

O espelho d”água dá inveja em um momento em que todo o país sofre com a seca. A barragem do município de Juramento, no norte de Minas Gerais, está com 79% de sua capacidade, três metros acima do nível apresentado no mesmo período do ano passado. O motivo do bom resultado é a preservação ambiental.

No entorno do lago, a mata nativa evita o assoreamento. A presença de aves e animais, como as capivaras, são comuns. Cerca de 65% da água que abastece Montes Claros sai desse reservatório.

Desde 1987 atitudes como essa tem sido repetidas ao longo da bacia do Rio Juramento. E é por isso que o abastecimento de Montes Claros tem sido garantido mesmo em períodos de seca muito rigorosos. Ao todo, a cada semestre são produzidas 4 mil mudas de árvores nativas para serem distribuídas aos produtores rurais.

Em um sítio, o volume de água impressiona e sempre que Genilson Pinheiro identifica um espaço disponível na área de mata ciliar, solicita mudas para plantar.

Quem quiser fazer o mesmo e tiver interesse em cultivar mudas nativas, pode entrar em contato com a Companhia de Abastecimento de Minas Gerais (Copasa).

 

Por:Ana Carolina Ferreira

Fonte: Globo Rural

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo