Na região do Cerrado, alta chegou a 63,19%

A terceira estimativa de produção de café na região do Cerrado mineiro é de 6,9 milhões de sacas de 60 quilos, o que representa um aumento de 63,19% frente à safra anterior. A produtividade média apresentou um incremento de 52,08%, passando de 24,81 sacas por hectare em 2015, para 37,73% sacas por hectare em 2016.
A área de café em produção teve um acréscimo de 7,3% em relação à safra passada, somando 208,562 mil hectares. Do total, 183 mil hectares estão em produção, e 25,48 mil hectares se encontram em formação e renovação.
O aumento da produção no Cerrado deve-se ao ganho de produtividade decorrente do ciclo bienal da cultura. A produtividade também foi potencializada por produções menores from do que o esperado, principalmente nas duas últimas safras, decorrente de condições climáticas desfavoráveis e ao incremento significativo da área de café em produção na ordem de 7,3%, resultante da incorporação de novas áreas que se encontravam em formação e renovação.
De acordo com a Conab, as condições climáticas foram favoráveis para o desenvolvimento dos cafés do Cerrado, resultando em grãos bem granados. No período de colheita, que teve início em maio e deverá se estender até final de setembro, houve predominância de tempo seco e baixa umidade relativa, o que favoreceu a qualidade da bebida. Cerca de 90% da produção já foi colhida.
