Notícias

MT deve vacinar 28 milhões de bovinos contra aftosa em novembro

Campanha no estado começa em 1º de novembro. 

Não haverá antecipação no período de comercialização das doses.

Mais de 28 milhões de bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser vacinados contra a febre aftosa em Mato Grosso a partir de 1º de novembro, na segunda etapa de imunização. A campanha segue até o final do mês e deve atingir quase 100 mil propriedades.

O não cumprimento da medida pode gerar multas de até 2,25 Unidades Padrão Fiscal (UPFs), equivalente a R$ 240,97, alertou a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato-MT).

De acordo com o calendário estipulado pelo Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT), o prazo para comunicação segue até 10 de dezembro. Neste período o pecuarista deve comprovar a aplicação das doses nos animais.

 No Estado não haverá antecipação do período de comercialização das vacinas nas lojas especializadas, conforme definiu o órgão de controle sanitário estadual.

Sanidade

O último caso da doença contabilizado no estado foi em 1996. Conforme a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), a unidade federada é reconhecida como território livre da doença com vacinação.

Etapa passada

Em maio, durante a primeira etapa de vacinação, a cobertura vacinal atingiu 99% do rebanho com até 24 meses de idade.

 

Por: Leandro J. Nascimento

Fonte: G1 MT

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo