Notícias

MS: Sistema Famasul lança campanha de vacinação contra a febre aftosa junto com Governo do Estado

O Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS lançou a campanha oficial de vacinação contra a febre aftosa nas regiões do Planalto e Pantanal, junto com o Governo do Estado e Embrapa.
O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (03), na Associação dos Moradores e Produtores da Região Três Barras, em Campo Grande, onde o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, participou junto com a diretora-secretária, Terezinha Cândido, e o diretor executivo, Lucas Galvan.
Na solenidade, o presidente pontuou que ao atingir 99% do índice de vacinação, Mato Grosso do Sul evidencia a conscientização dos seus produtores rurais.
“Não podemos pensar em avanço tecnológico, avanço de capacidade de produção e gerencial, sem o cuidado com a sanidade animal. E isso tem sido realizado em nosso estado, pois imunizar os animais tornou-se uma cultura do produtor”, afirmou.
O diretor presidente da Iagro, Luciano Chiocheta, explicou que este ano a campanha tem a expectativa de imunizar 19 milhões de animais, além dos animais que estão sendo vacinados na fronteira. Recordou que no ano passado, MS alcançou o 3º maior índice de vacinação do país.
“O ato de vacinar é uma importante ferramenta de promoção à sanidade animal, um dos pilares que dão sustentabilidade à produção agropecuária do nosso estado”.
Orlando Baez, superintende Federal da Agricultura e Pecuária (MAPA), comentou que o estado vive um momento de tranquilidade em relação à febre aftosa, graças a união de esforços dos órgãos.
“Entre 2005 e 2016, somente o Ministério da Agricultura liberou aproximadamente R$ 100 milhões de recursos. O trabalho deve ser contínuo e a prioridade é sanidade”, disse.
Chefe geral da Embrapa Gado de Corte, Cléber Oliveira, ressaltou a campanha marca o 11º ano ininterrupto sem nenhuma ocorrência e suspeita de febre aftosa em Mato Grosso.
“Conforme os dados, temos indicadores superiores a 98% de eficiência de cobertura vacinal no rebanho do estado. Isso nos mostra a relevância de um trabalho sério e significa que, tecnicamente, Mato Grosso do Sul é um estado livre de aftosa com vacinação”.
Para o secretário estadual de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, “a defesa sanitária é algo primordial quando pensamos na segurança de um país, que só é forte quando produz alimento em quantidade e qualidade para atender a necessidade da sua população”.
O secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, pontuou que vacinar já é uma atividade consciente do produtor rural. “Aprendemos com os erros do passado e seguimos avançando, olhando para frente. O Estado é um grande e importante produtor e exportador de carne bovina. A garantia de que nossos animais são livres de febre aftosa é a certeza da saúde do consumidor”.
Para a deputada Mara Caseiro, a campanha “é muito importante não só para o presente, mas para todo futuro de MS e Brasil”.
A vacinação contra febre aftosa é obrigatória no Brasil e o produtor que não realizar o procedimento de imunização receberá um auto de infração e multa e terá sua ficha sanitária bloqueada na Iagro, com isso ele não poderá transportar ou comercializar o animal.
Vacinação
Calendário diferenciado – A região de Fronteira possui aproximadamente 670 mil animais. É o território vizinho à Bolívia e ao Paraguai, composto pela totalidade dos municípios de Antônio João, Japorã e Mundo Novo e parte dos municípios de Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Ladário, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas.
No Pantanal está previsto imunizar nesta etapa 2,6 milhões de animais. A região é composta pelas áreas inundáveis de Corumbá, Ladário e em parte dos municípios de Coxim, Miranda, Aquidauana, Porto Murtinho e Rio Verde de Mato Grosso.
Com cerca de 15,3 milhões de animais, o Planalto é formado pelos demais municípios fora das regiões citadas, onde não há inundação nos períodos chuvosos.

 

Editor RuralSoft

Recent Posts

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

5 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

5 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

5 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

5 anos ago

Setor de defensivos agrícolas anuncia metas até 2020 em prol das abelhas

Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…

7 anos ago