O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reconheceu, nesta terça-feira (6), a condição de área livre de febre aftosa com vacinação ao Mato Grosso do Sul. A decisão deve sair em instrução normativa hoje (7 de novembro). Desde 2005, o Estado estava impedido de comercializar animais e seus produtos para outras regiões do Brasil e exterior.
Segundo o ministro da agricultura, a decisão do Mapa vai contribuir para que Mato Grosso do Sul possa retomar as exportações. No entanto, a retomada do comércio externo, incluindo para a União Européia, ainda depende de liberação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
As exportações do Mato Grosso do Sul caíram abruptamente após a ocorrência de aftosa. Em 2005, o faturamento do Estado com as exportações atingiu US$285,7 milhões. No ano seguinte, o faturamento das exportações caiu cerca de 83%, passando para US$48,0 milhões. O reconhecimento do Mapa é o primeiro passo para que a pecuária e as exportações do Estado sejam retomadas. (MGT)
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…