Categories: Notícias

MS: Comissão discute novas medidas adotadas para controlar a Mosca do Estábulo

A comissão de Combate a Mosca do Estábulo liderada pelo prefeito de Costa Rica (MS), Waldeli dos Santos Rosa, reuniu-se na semana passada, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed). 

Durante a reunião, a comissão composta pelo secretário de Agricultura e Desenvolvimento, Keyler Simey Garcia Barbosa, pelos representantes da usina Odebrecht Agroindustrial (responsáveis pelos cuidados e combate à mosca), por vereadores, representantes do Sindicato Rural, e produtores rurais, discutiu sobre o controle de moscas de estábulo que afeta o município e também foram apresentadas novas medidas que estão sendo adotadas. 

A reunião também contou com a participação de quatro produtores rurais. “Estas reuniões foram convocadas para que os produtores possam contribuir com seus testemunhos tanto nas áreas controladas como também onde ainda tem infestações. Então e imprescindível à presença e participação dos produtores rurais. Fico triste quando convocamos uma reunião para discutirmos o andamento dos trabalhos e aparecem apenas quatro produtores, não podemos afrouxar a vigilância dos trabalhos”, desabafou o prefeito. 

Os representantes da usina fizeram uma explanação de como anda a situação e apresentaram os avanços do combate e dos investimentos em que a empresa vem conseguindo desenvolver no Município. “Os poucos produtores presentes deram testemunho das melhorias e do comprometimento em que a empresa Odebrecht tem tido nos dias de hoje com a causa. A significativa melhora e o sossego dos animais foram os pontos positivos do combate”, relatou o secretário Keyler. 

Segundo o prefeito, “não podemos deixar de participar das reuniões só porque o problema esta resolvido momentaneamente, precisamos ser vigilantes no dia-a-dia e permanecer unidos não só nos protesto, mas sim nos avanços da comissão e da empresa no combate dessa mosca”. 

“Acredito que essa comissão já é um caso de sucesso, pois englobamos todos os interessados em resolver o problema: o Poder Executivo, a usina, o Poder Legislativo e os produtores rurais, no entanto, reafirmo que é preciso a maior comprometimento dos produtores nas reuniões, pois sem dúvidas eles são os mais interessados”, disse Waldeli. 

Ao finalizar o encontro, os integrantes da comissão decidiram por agendar uma nova data para a realização das reuniões, sendo para toda a 1ª segunda-feira do mês, às 19h, no auditório da Semed. 

A comissão também deixou três contatos diretos para reclamações de infestações e sugestões de controle da mosca.

 

Fonte: Correio do Estado

 

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago