Categories: Notícias

Movimentação cresce 5% nos portos paranaenses

A movimentação de Carga Geral registrada nos portos do Paraná cresceu 5% de janeiro a novembro de 2014, em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram 8,6 milhões de toneladas movimentadas, contra 8,2 milhões de toneladas em 2013. A Carga Geral representa mais de 20% do total movimentado pelos portos do Paraná, que fecharam novembro com 42,4 milhões de toneladas de mercadorias exportadas e importadas. 

Entre os principais produtos de Carga Geral a granel movimentados neste ano, de janeiro a novembro, estão o açúcar em saca, os veículos, a madeira, o papel e máquinas (equipamentos e peças). Destes, o que apresentou alta mais significativa na exportação foi a madeira. Em 2013, foram movimentadas 5.543 toneladas do produto, volume que subiu para 21.624 neste ano – alta de 290%. 

Na importação de Carga Geral, os principais destaques são os veículos, produtos siderúrgicos, máquinas (equipamentos e peças), fertilizantes (em saca) e tratores. Entre estes, o maior aumento registrado foi dos fertilizantes, com crescimento de 670%. De janeiro a novembro de 2014 foram importadas 5.771 toneladas, contra 749 toneladas movimentadas em bags no mesmo período do ano passado. 

CONTEINÊRES – No fechamento do período, ainda se destaca a movimentação de contêineres. De janeiro a novembro de 2014 foram 699.729 unidades (TEUs), 3% a mais que a quantidade movimentada no ano passado (678.290). O que puxou essa alta foi a exportação, 8% maior este ano. 

Entre os produtos mais exportados em contêineres estão, respectivamente, os congelados, a madeira, o papel, a soja e o açúcar. Todos registraram alta. De janeiro a novembro de 2014 foram exportadas 1.528.183 toneladas de congelados, um aumento de 14,6% em relação a 2013. No caso da madeira, o volume exportado em contêineres foi de 521.213 toneladas, alta de 17,7%. 

Entre os produtos importados em contêineres se destacam, respectivamente, os plásticos e derivados, produtos químicos, máquina (peças e equipamentos), os fertilizantes e os produtos siderúrgicos. A importação de plásticos em contêineres cresceu 12,17%, com 561.522 toneladas movimentadas de janeiro de novembro de 2014. No caso dos produtos químicos, a aumento foi de 24,5% no mesmo período, com movimentação de 283.447 toneladas. 

 

Fonte: Agência Estadual de Notícias – Paraná

 

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago