Categories: Notícias

Mostra com imagens em 3D no Museu “Luiz de Queiroz”

O emprego de imagens tridimensionais vem se intensificando com a finalidade de ensino e documentação.

Na indústria cinematográfica, essa é uma técnica já bastante difundida que atrai, às salas de cinema, cinéfilos em busca do prazer proporcionado pelo efeito especial. Profissionais da engenharia e da arquitetura projetam utilizando softwares que exploram a tridimensionalidade, atitude que enriquece o contato com o cliente. Há bem pouco tempo, universidades e centros de pesquisa ligados ao desenvolvimento de tecnologia, tem investido esforços no desenvolvimento de programas que convertem imagens em duas dimensões para 3D.
 
"As imagens 3D tem um apelo visual muito grande no cinema e nas artes visuais de maneira geral, pois estamos acostumados a ver fotografias apenas apresentadas em 2D. Em três dimensões, duas imagens são fundidas em nosso cérebro, reconstituindo nossa visão. Temos então representada a noção de profundidade, o que nos remete à sensação de estarmos inseridos no ambiente", explica Paulo Soares, fotógrafo organizador da mostra "A dimensão do olhar", que será inaugurada no próximo dia 12/4, no Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes "Luiz de Queiroz".
 
O objetivo da mostra é apresentar a tendência na utilização de imagens tridimensionais, sendo importante para difundir o conhecimento da técnica que está ao alcance da maioria das pessoas, tanto para visualizar quanto para criar. Serão expostas 24 imagens que retratam a arquitetura e o paisagismo da ESALQ, que poderão ser observadas sob mais de um método. Soares, que atua como fotógrafo na Escola desde 2004, afirma que "o principal formato de observação é o anáglifo, no qual as imagens são previamente editadas, acentuando-se e sobrepondo-se cores diferentes. Para a plena observação do efeito, o público receberá óculos especiais, parecidos com aqueles utilizados nas salas de cinema".
 
A realização é da Comissão (CCEx) e do Serviço (SVCEx) de Cultura e Extensão Universitária, Seção de Atividades Culturais (SCAC) da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ), Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes "Luiz de Queiroz" e Assessoria de Comunicação da ESALQ. "A dimensão do olhar" ficará exposta até 21 de maio e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
 
Mais informações pelo telefone (19) 3429.4392.
 
Caio Rodrigo Albuquerque
Esalq
www.esalq.usp.br

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago