Notícias

Montenegro programa Abertura da Safra de Citros para este mês

O município de Montenegro programa para o próximo dia 25 de maio, na propriedade do produtor Martin Henrique Maurer, da localidade de Santos Reis, a 17ª edição da Abertura da Safra de Citros. A atividade inicia às 13h30 e marca a abertura da safra na região, com a colheita das bergamotas da variedade Caí. Para a safra deste ano a expectativa, de acordo com o assistente técnico regional em Sistema de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Derli Bonine, é de que sejam colhidas no Vale do Caí 162 mil toneladas de citros, sendo 107 mil de bergamotas. A área total de frutos é de 10 mil hectares.

Bonine explica que esse volume de produção só poderá ser obtido caso não haja acidentes climáticos como geadas ou excessos de chuvas – este último, sendo o caso do ano passado, quando os produtores registraram perdas de até 60% em variedades como a Montenegrina. “Pode-se dizer que, até o momento, no que diz respeito às etapas de desenvolvimento dos frutos, tudo tem corrido bem”, salienta. Segundo o agrônomo, nos períodos de floração e maturação, que iniciaram ainda no final do ano passado, as chuvas foram suficientes, regulares e bem distribuídas, o que fez com que as frutas crescessem com bom tamanho.

De acordo com Bonine, outra condição que tem sido satisfatória no período que antecede a colheita de variedades como Ponkan, Caí e a já citada Montenegrina, são os dias com temperaturas mais amenas e as noites frias, o que faz com que os citros do RS alcancem uma qualidade superior. “Essas características conferem uma intensa coloração alaranjada para a casca e para o suco e um balanço adequado entre acidez e doçura”, enfatiza. Em termos de Estado, a projeção é de que sejam colhidas 433 mil toneladas de frutas cítricas.

O evento é realizado pela Prefeitura, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Câmara Regional de Citricultura do Vale do Caí, com o apoio da Emater/RS-Ascar, Grupos Organizados do Lar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus), Cooperativa dos Fruticultores da Agricultura Familiar (Coofrutaf) e Associação de Fruticultores de Montenegro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3632-1543.

 

Editor RuralSoft

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago