Segundo dados divulgados em jornal mexicano, o país – sexto produtor de ovos do mundo – se recuperou dos problemas relacionados ao surto de influenza aviária que afetou o setor de avicultura em 2012 e 2013.
Segundo o que foi relatado pela União Nacional de avicultura (UNA) o problema sanitário ocasionou diminuição no fornecimento de ovos e aumento no preço do produto que, por sua vez, levou a uma diminuição no consumo.
Em 2012, o consumo de ovos caiu para 20,8 quilos por habitante. Mas neste ano, segundo o periódico mexicano, “é esperado fechar com um consumo de 21,9 quilos por pessoa, voltando aos níveis anteriores ao surto sanitário”. Entretanto, na produção de ovos, a expectativa do setor é para um aumento de apenas 1,02%.
Segundo o periódico, o México é o maior consumidor de ovos do mundo e pode-se dizer que o consumo dos mexicanos é adequado.
Mesmo assim, estudos estão sendo realizados para saber os efeitos que uma maior ingestão do produto pode ter sobre o corpo. Se após concluir os estudos os resultados forem positivos, pode haver uma recomendação para aumentar ainda mais o consumo de ovos no país.
Fonte: Avisite
