Notícias

México propõe comitê trinacional para saúde e produção avícola

Representando o governo mexicano, a Secretaria (Ministério) de Agricultura do México (SAGARPA, na sigla em castelhano) vai propor aos governos dos EUA e do Canadá a criação de um Comitê Trinacional da América do Norte em Saúde e Produção Avícola.

O objetivo do Comitê, segundo a SAGARPA, é permitir que os três países estejam preparados para responder em bloco às emergências de ordem sanitária. Para isso é necessário harmonizar os critérios de notificação, detecção, controle e erradicação das doenças que afetam as aves – em especial a Influenza Aviária, “ameaça constante em todo o mundo”.

Adicionalmente, a SAGARPA observa que o México se encontra, em nível mundial, entre os primeiros produtores de ovos e de carne de frango. É preciso, portanto, proteger o abastecimento interno e os investimentos da indústria avícola, para o que se torna indispensável o fortalecimento das medidas de caráter sanitário, com enfoque para a prevenção. 

A proposta do governo mexicano se baseia no princípio de que pragas e doenças não respeitam fronteiras. É ressaltada, no caso, a migração de aves silvestres, comportamento que facilita a propagação de vírus e bactérias.

Contando com a participação da União Nacional dos Avicultores (UNA), os trabalhos para implantação do novo organismo estão avançados. Com esse fim, em fevereiro, tendo como tema principal a Influenza Aviária, realiza-se no país Reunião de Alto Nível da América do Norte sobre Saúde Avícola. É quando a proposta do comitê trinacional será oficializada.

Em seu comunicado a SAGARPA destaca que, com a criação do comitê, se busca também integrar os representantes dos produtores e a própria indústria avícola dos três países, visto que sua participação é indispensável para o manejo adequado da biosseguridade nas unidades produtoras e, sobretudo, no que se refere à notificação imediata nos casos suspeitos.

A SAGARPA encerra seu comunicado observando que o presente esforço pela criação de um comitê trinacional se insere no desejo dos três países participantes de tornar a América do Norte a mais competitiva do mundo. 

 

fonte: Avisite

 

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo