Notícias

Mercado de café debate desafios para ampliação dos estoques

A indústria nacional sofre neste ano com a falta do café conilon
Frente à baixa nos estoques brasileiros neste ciclo, o setor cafeeiro decidiu debater o tema em um encontro no próximo mês de setembro. O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. Ainda assim, o volume pode hockey jerseys ser insuficiente para suprir as necessidades dos mercados interno e externo. As formas e desafios para tentar solucionar esse desequilíbrio serão destacados na quarta edição da Semana Internacional do Café (SIC) 2016.
Atualmente, do total de café comercializado, aproximadamente 20 milhões de sacas são destinadas ao consumo local. No entanto, as vendas externas variam, em torno de 32 milhões por ano. “Falta produto, principalmente após os últimos dois anos (2014, e 2015) de seca. Estamos usando nossos estoques já há algum tempo, e os níveis estão baixos. Então agora é uma boa oportunidade para crescer”, avalia o diretor da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e presidente das comissões de União Café da entidade e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Breno Pereira de Mesquita. A indústria nacional sofre neste ano com a falta, principalmente, do café conilon. No Estado do Espírito Santo, principal produtor do grão, a seca atingiu produções de forma severa.
O anúncio do 13º Levantamento dos Estoques Privados de Café, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apontou que número de sacas nos estoques privados brasileiros é menor do que na safra 2015. “O levantamento confirma que iniciamos o novo ano-safra brasileiro (julho de 2016 a junho de 2017) com estoques de passagem praticamente zerados”, afirmou o Escritório Carvalhaes.
Semana Internacional do Café 2016
A Semana Internacional do Café (SIC) 2016 reunirá, de 21 a 23 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte, toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional, em prol do crescimento social e economicamente sustentável do produto brasileiro. O encontro envolve cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores.

 

Editor RuralSoft

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago