Notícias

Mercado chinês tornou-se principal destino da carne de frango brasileira

Há pouco mais de um mês, ao analisar o resultado das exportações de carne de frango dos cinco primeiros meses de 2016, o AviSite observou que “a posição ocupada há décadas pela Arábia Saudita como país líder na importação de carne de frango do Brasil (com alguma alternância episódica com o Japão) pode ter novo ocupante até o fechamento do corrente semestre”.
Dito e feito. Pois, compilados os dados relativos aos seis primeiros meses do corrente exercício, a constatação é a de que, embora por pequena diferença quanto ao volume, o mercado chinês (China continental + Hong Kong) tornou-se o principal destino da carne de frango brasileira. Além disso, principal gerador da receita cambial do produto. Aos números:
No semestre, produzir a Arábia Saudita manteve seu tradicional primeiro posto: aumentou suas compras em 5,5% e recebeu 379.765 toneladas do produto. Mas o produto exportado diretamente para a China e/ou através de Hong Kong somou 380.649 toneladas. Assim, por diferença inferior a mil toneladas, o mercado chinês assumiu a liderança.
Na receita cambial a diferença é mais expressiva. Pois o valor gerado por China e Hong Kong chega aos US$607,7 milhões. E isso supera em 7,3% a receita cambial obtida com as exportações para a Arábia Saudita.
Porém, tais índices se tornam bem mais expressivos quando se analisa a evolução das importações chinesas em relação ao mesmo período de 2015: expansão de 51% na receita cambial e de 76% no volume adquirido.
E, tudo indica, esses índices tendem a uma expansão ainda maior, porquanto além de enfrentar dificuldades para manter estável a produção de frangos (faltam reprodutoras), a China convive com uma queda na oferta de carne suína, situação que faz aumentar a demanda pela carne de frango. Uma das soluções será ampliar ainda mais as importações.

Editor RuralSoft

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago