Por Fabiano Tito Rosa
O que aconteceu nos últimos 15 dias? O couro e o sebo firmaram, a carne subiu e o boi caiu. O resultado é a melhoria das margens das indústrias frigoríficas.
O Equivalente Físico é a carcaça no atacado. O equivalente Scot é a carcaça, mais couro e sebo. O Equivalente Scot Carcaça é a carcaça, mais couro, sebo e todos os outros derivados bovinos (farinhas, miúdos, etc.). O Equivalente Scot Desossa é quase igual ao Scot Carcaça, a diferença é que considera a carne desossada ao invés da carcaça.
Esses equivalentes retratam a receita apurada pela indústria frigorífica nas transações de mercado doméstico e são publicados diariamente no nosso informativo Tem Boi na Linha. Chamamos de margem a relação entre os equivalentes e o boi (não entra o custo de produção do frigorífico, portanto, não é o lucro).
Se as defasagens dos equivalentes em relação ao boi diminuem, ou os ágios dos equivalentes em relação ao boi aumentam, é sinal de que as margens das indústrias melhoraram. E foi exatamente o que aconteceu nos últimos 15 dias.
Vale destacar que além das margens terem melhorado, elas retornaram a patamares que, sob um ponto de vista histórico, podem ser considerados bons. Uma defasagem "normal" entre o Equivalente Scot e o boi gordo, por exemplo, é algo próximo de 5,5%.
Esse cenário abre espaço para a valorização da arroba, caso as ofertas de animais terminados cedam um pouco.
Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…
Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…
A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…
A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…
Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva®…