Notícias

Mato Grosso deve produzir 57% da safra nacional de algodão em 2014/15

O estado do Mato Grosso será responsável por 57% da produção nacional de algodão em caroço na safra 2014/15, segundo levantamento de grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgado nesta quarta-feira (10.12).  

A estimativa é de que sejam produzidos 2,1 milhões de toneladas de algodão em caroço no estado e 860,2 mil toneladas de algodão, queda de 14,5% com relação à safra 2013/14.

Já a área de algodão para próxima safra está estimada em 562,7 mil hectares, com produtividade estimada de 3.870 kg/ha, a qual poderá sofrer alteração em função das condições climáticas no desenvolvimento da cultura.

De acordo com a Companhia, os produtores têm migrado para o cultivo de algodão segunda safra no estado. “Produtores têm apostado no cultivo de variedade de soja superprecoces, com ciclo inferior a 100 dias, com plantio subsequente do algodão. Além da vantagem de evitar a alta pressão da ferrugem-asiática, principal doença da soja, e ter produto disponível no mercado, quando as cotações não foram influenciadas pela grande produção do estado, os produtores se valem de um período ideal para o plantio”, detalha a Conab.

Além disso, no Mato Grosso, seis municípios detêm aproximadamente 55% da área plantada do estado. O plantio ocorre em dezembro (primeira safra) e janeiro (segunda safra).

 

Por: Lucas Rivas

Fonte: Agrolink

 

Clique aqui para Comentar

Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Logar

Deixe sua Resposta

Mais Lidas

Topo