Categories: Notícias

Marchador abre caminhos

Exposição nacional do mangalarga movimenta R$ 10 milhões em negócios com vendas de animais, exalta as raízes sertanejas e apresenta projeto voltado para consolidar o cavalo brasileiro no exterior

Balanço positivo para a 32ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, realizada de 17 a 27 de julho, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte. A mostra, que é um dos maiores eventos equestres da América Latina, foi promovida pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), e teve como tema a  “Nacional sertaneja”, com o objetivo de promover a interação entre os criadores e usuários dos cavalos da raça nos quatro cantos do país.

Durante 11 dias, a exposição do mangalarga marchador recebeu a visita de mais de 140 mil pessoas, entre elas, uma comitiva de criadores americanos, europeus e argentinos. A mostra movimentou R$ 10 milhões em negócios fechados nos leilões, shoppings de animais e vendas diretas entre os criadores.

Estiveram reunidos no parque 1,5 mil animais, que participaram de concursos de marcha, julgamentos, provas funcionais e sociais. Um dos marcos da edição foi a apresentação do projeto setorial Brazilian saddle horse, resultado de um convênio firmado entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil e a ABCCMM. O projeto tem o objetivo de consolidar o cavalo de sela brasileiro no mercado internacional e incrementar as exportações de genética para países potenciais na criação de animais da raça mangalarga marchador. O Brazilian saddle horse também pretende estimular oportunidades de negócios para os associados e empresas interessadas.

A ABCCMM foi a entidade convidada para participar do projeto por já ter ações estruturadas de expansão do mercado da raça no exterior e por representar o maior número de criadores de animais de sela. Atualmente, a entidade conta 600 mil animais registrados e com 8 mil associados no Brasil e no exterior, como a Associação Americana (Arizona), Associação Europeia (Alemanha), Associação Italiana (Tagliacozzo/Região de Abruzzo) e Associação Argentina (Buenos Aires).

As provas funcionais, realizadas na pista de areia do Parque da Gameleira, tiveram 471 conjuntos inscritos, que disputaram as modalidades Três tambores, Seis balizas, Cinco tambores, Team Penning, Prova de maneabilidade, Apartação de curral e Marchador ideal. Participaram das competições criadores e seus familiares, usuários e profissionais ligados ao mangalarga marchador.

O Test ride do mangalarga marchador, atividade oferecida pela ABCCMM ao público visitante, propiciou a crianças, jovens e adultos a oportunidade de montar os animais da raça. Ao todo, 1.050 pessoas puderam comprovar as qualidades do marchador.

Fonte: Jornal Estado de Minas

rsuser

Recent Posts

Cientistas conseguem ‘ler’ cérebro de cavalos para identificar emoções – Olhar Digital

Cientistas conseguiram criar um dispositivo capaz de detectar sentimentos em cavalos. A pesquisa publicada na…

4 anos ago

Startup mineira investe em fidelização no agronegócio

Seedz desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas de…

4 anos ago

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido

Vacas ganham app estilo Tinder para encontrar almas gêmeas no Reino Unido A Hectare, startup…

4 anos ago

Jovem do interior de São Paulo se torna a rainha dos frangos no Brasil

A produtora rural Luciana Dalmagro, de 34 anos, em sua granja em Batatais, no interior…

4 anos ago

Fazenda Futuro traz ao mercado nova proteína com gosto de frango

A Fazenda Futuro, foodtech brasileira avaliada em 100 milhões de reais, traz ao mercado o…

4 anos ago

Ações são propostas para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal por agronegócio e ONGs ambientais

Representantes do agronegócio, ONGs ambientais, setor financeiro, sociedade civil e academia relacionam medidas para reduzir…

4 anos ago